Mental Jam | Lisboa | MIND Blackout
Inscreva-se e receba informações sobre os nossos eventos e programas

© 2018 por MIND blackout

Orgulhosamente criado por

Miguel Coutinho e a equipa MIND blackout

Video realizado por Miguel Mendes

Evento Mental Jam

Encalhar… e desencalhar!

Podemos olhar para a doença como se estivéssemos “encalhados” num mal-estar do corpo, da mente, das emoções, do pensamento ou das nossas relações com as várias dimensões da vida.
Há anos que me deparo no consultório com queixas que as pessoas trazem no corpo, mas nascem nas emoções, na mente ou no pensamento. A ligação entre o corpo e a mente é hoje um dado científico. No entanto, a sociedade continua impregnada de tabus que causam culpa, vergonha e atraso no tratamento do sofrimento da mente como se de um órgão não se tratasse.
A medicina convencional gira e organiza-se à volta do tratamento da doença, mas é na prevenção que fazemos a diferença no bem-estar individual e colectivo. Por isso, é essencial dedicarmo-nos à saúde, se queremos evitar anos de tratamento, sofrimento e custos, normalmente ligados à recuperação da mente.
Felizmente, existem agora à nossa disposição, novas linguagens de desmitificação, exploração e fortalecimento da saúde da mente.
Assim, foi de conversas no consultório, que fui juntando o conhecimento da Medicina ao da  Neurociência, do Pensamento Crítico, do Mindfulness, das Artes e do Empreendedorismo para fazer a diferença na vida das pessoas.
Neste evento, Mental Jam, foram apresentados projectos que exploram o potencial que duas janelas de oportunidade oferecem para a prevenção e ensino.
Uma dessas janelas de oportunidade é a mente jovem.
O Mindblackout aborda o cérebro jovem que passa por um período de reorganização, tornando-se muito sensível ao contexto social, ao sentimento de pertença ou rejeição, a questões de território e às emoções que acompanham estes processos.
Os jovens, ao compreenderem o que é o cérebro e a mente e as suas ligações ao corpo, às emoções, aos pensamentos, aos outros e ao mundo que os rodeia, ganham resiliência emocional, flexibilidade e maior capacidade para se reinventarem. Fortalecem deste modo os alicerces duma base segura interior, onde é mais fácil desenvolver projectos de sonho. Podemos assim ser empreendedores a partir de “quem somos” e capazes de correr riscos.

O programa Mother’s Mind foca a segunda janela de oportunidade.
Como adultos, é da natureza humana fazer um download dos nossos programas mentais para o cérebro e mente da criança que nasce e cresce num determinado contexto familiar e social.
Por isso, o programa foca este período extraordinariamente sensível em que são lançados os alicerces da mente humana e que vai condicionar o modo como percepcionamos e agimos na vida.
Ao consciencializar o casal desta realidade, podemos aproveitar a habitual motivação e abertura deste período, para lhes ensinar a usar ferramentas com enorme impacto positivo na vida da criança e da família.
Ambos os projectos estão ancorados em networks de mentores e recursos, conectados por uma economia de generosidade, que permite uma nova ecologia para a mente humana. Estes networks apoiam a concretização de projectos pessoais, ajudando os jovens, ou famílias a sentirem-se à vontade com o erro, o falhanço e mais seguros no uso de ferramentas de exploração e experimentação, sobretudo em momentos de incerteza. Nestes momentos, todos nós somos sujeitos a emoções de medo, raiva, tristeza ou sentimentos de injustiça que nos podem fazer encalhar.
Felizmente, podemos todos aprender a desencalhar e a voltar a sentir a vida, o mundo, o equilíbrio a passar por nós.
Os projectos Mindblackout e Mother’s Mind acreditam que usar as ferramentas que nos ajudam a “desencalhar”, é o melhor investimento para nosso bem-estar e sucesso na vida.

Minnie Freudenthal
Janeiro, 2019